Descrição
O Condomínio Nova Barão é um exemplo de uso misto no coração de São Paulo, integrando galeria comercial, escritórios e unidades residenciais. Situado em um terreno estreito entre as ruas Barão de Itapetininga e Sete de Abril, o espaço se destaca pela sua movimentada galeria comercial, que reúne mais de 20 lojas especializadas em vinis — ou bolachões, para os aficionados.
Com piso digno de calçadão, o Nova Barão foi inaugurado em 14 de agosto de 1962. Inicialmente o complexo foi anunciado como “Rua Nova Barão”, reforçando o caráter de um novo eixo comercial na Barão de Itapetininga.
As primeiras lojas foram ocupadas principalmente por comércio de pedras preciosas e serviços de cabeleireiro. No entanto, na década de 1990, o perfil das lojas começou a mudar: alguns pontos vagos foram ocupados por estabelecimentos especializados em discos de vinil, atraindo um novo e crescente público apaixonado por música.
O projeto do Nova Barão foi desenvolvido pelos arquitetos e incorporadores Maria Bardelli e Ermanno Siffredi, que também assinaram outras importantes galerias na cidade, como a icônica Galeria do Rock e a Galeria do Reggae. Para a fachada do Nova Barão, o casal convidou o artista Bramante Buffoni, que adicionou seu toque único com painéis artísticos que conferem identidade ao local.