Descrição
Portas para o Mundo
O Colégio Nossa Senhora de Sion é parte da Congregação das Religiosas de Nossa Senhora de Sion, uma organização católica internacional que conta com escolas em diversos países e estados brasileiros.
Localizado na Avenida Higienópolis, o Colégio Sion ocupa hoje o prédio que abrigava em 1870 o “Sanatorio Inglez”, que em seguida passa a se chamar “Hotel Higienópolis”, até, finalmente, ser vendido para as irmãs e inaugurado em 1901. Inicialmente, o Colégio Sion contava com uma estrutura bem menor, necessitando de ampliações devido ao grande número de matrículas solicitadas logo em seus primeiros meses de atividade.
O escritório Ramos de Azevedo foi contratado e assim projetou a construção das edificações atuais da escola. Ocupando um terreno de 17.117m², a primeira ala do edifício é constituída de cinco pavimentos, incluindo o subsolo e mais três andares. Nos 11.783m² de área construída, o arquiteto ítalo-brasileiro Domiziano Rossi, associado ao escritório de Ramos de Azevedo, desenvolveu o projeto do corpo central do prédio. Ramos e Domiziano também trabalharam juntos na elaboração dos projetos do Theatro Municipal de São Paulo e do Palácio das Indústrias.
A segunda ala que completa o prédio atual começou a ser construída em 1940 e, em março de 1941, a atual capela teve sua edificação iniciada, preservando as características das demais Capelas de Nossa Senhora de Sion existentes pelo mundo.
Um marco do estilo eclético, o Colégio Sion é uma sólida construção revelada em seus alicerces de pedra, com paredes externas de aproximadamente 1m de largura, pé direito de 5m de altura, e apresenta também uma elegante escada na entrada que sintetiza toda essa grandiosidade.
O edifício imponente teve seu processo de tombamento registrado em 1986, com posterior inscrição em 1987, que determina a preservação do local, decidindo que este deve continuar tendo “instituição de ensino” como função principal de ocupação.
O Colégio Nossa Senhora de Sion, que segue em integral atividade até os dias de hoje, possui um papel importante na história do desenvolvimento econômico de São Paulo e teve relação direta com a trajetória social da cidade. Inaugurado durante um período de ressignificação das classes sociais na capital, sua fundação representa a integração da elite paulistana para a cultura e os costumes de outros países.
Ficha técnica:
Nome – Colégio Nossa Senhora de Sion
Ano de construção – 1901 (ampliação em 1940)
Projeto – Ramos de Azevedo e Domiziano Rossi
Endereço – Av. Higienópolis, 901 – Higienópolis
Referências:
Histórico – Congregação das Religiosas de Nossa Senhora de Sion: www.sion.com.br.
Condephaat. Processo 24618/86. 1986: [s.n.] 187 páginas
Colégio Nossa Senhora de Sion www.colegiosion.com.br.
Blog de entretenimento www.quandoacidade.wordpress.com
Texto:
Bárbara Tegone
Fotos:
Carolina Mossin