Descrição
O Cinderela foi inaugurado em 1956 e fica na rua Maranhão 163, tem 10 andares e 2 apartamentos por andar sendo dois blocos totalizando assim 40 apartamentos de 2 dormitórios.
Ele aparenta ter 1 apartamento por andar por causa das varandas que seguem todo o andamento da fachada. Carateristica essa que Jurado usara em outras construções como o “Verde Mar” em Santos.
Quando o edificio ficou pronto João Artacho Jurado se transferiu do Ed. Piaui, tambem de sua autoria, para o Cinderela junto com sua esposa.
O apartamento de Jurado era composto por dois apartamentos, ocupando assim um andar inteiro.
O salao de festas fica no teto do edificio onde se ha a comunicação entre os dois blocos feita por meio de um amplo terraço jardim.
Hoje è um dos sonhos de consumo de quem ama higienopolis mas è preciso saber que este foi um dos prédios de Jurado que não emplacou 100% de vendas de primeira.
Seus apartamentos foram anunciados por muito tempo em jornais da época como era comum de se fazer para tentar vende-los.
Isso tambem porque:
“A moradia coletiva, até os anos 1930 era altamente rejeitada pelo gosto popular e pela classe média que associava os edifícios multifamiliares aos cortiços de pobres. Isso levava a uma resistência em se morar em edifícios não só pela associação com o cortiço, mas pelo medo de tragédias.”
Fonte —–> http://www.vitruvius.com.br/revistas/read/drops/14.072/4889
“Artacho garantia clientes vendendo os apartamentos ainda na planta, algo muito discutido e questionado pelos modernistas da época, que diziam que a planta deveria ser fruto de um esforço conceitual, e não apenas de encaixe em uma malha previa. Além disso, garantia seu lucro apenas a partir do que era cobrado como taxa administrativa do condomínio, uma vez que trabalhava com um sistema de pagamento com entrada e parcelas fixas e a preço de custo, atraindo compradores.” fonte ——> http://www.vitruvius.com.br/revistas/read/drops/14.072/4889
Veja como o apto do Zelador foi transformado em um lindo Loft:
http://www.electramag.com.br/loft-cinderela/
Quer ver o terraço? Acesse : https://www.youtube.com/watch?v=IAEF_4qBcSg
Fotos: Emiliano Hagge