Cia Telephonica Brasileira

Descrição

Localizada na rua Tocantins, em meio a árvores frondosas, uma construção com ares de casa antiga chama a atenção. O imóvel foi projetado e construído pelo arquiteto Eduardo Correa da Costa Jr, para sediar a Estação Praia da Cia Telephonica Brasileira. Erguido especialmente para este fim,  o imóvel, localizado em uma área que era estritamente residencial, as linhas arquitetônicas se assemelham muito com uma  casa residencial.

Inaugurada no dia 29 de maio de 1948, a Estação Praia da Cia Telephonica representava um avanço para a Santos do final dos anos 1940. Há um ano a primeira pista da Anchieta havia sido inaugurada. Um boom de modernidade começava a pairar pela cidade.

A nova estação tinha capacidade para 10 mil telefones. Na época, Santos foi a primeira cidade, com exceção apenas de quatro capitais a contar com duas estações de serviço telefônico, o que demonstra o contexto de desenvolvimento da cidade.

A Cia Telefônica Brasileira (CTB) foi uma empresa de telefonia fixa que atendia os estados do Rio de Janeiro e São Paulo, além de Minas Gerais e Espírito Santo através das subsidiárias CTMG e CTES. A CTB fez parte do sistema Telebrás de 1972 até o encerramento de suas atividades em 1976. Sua primeira estação foi instalada em 1883 em Santos, com 75 assinantes, sendo considerada por muitos como a primeira do estado de São Paulo.

 


Arquiteto:
Eduardo Correa da Costa Jr
Construtor:
Eduardo Correa da Costa Jr
Ano da Construção:
1948
Endereço
Rua Tocantins, Boqueirão
COLABORE
× Como posso te ajudar?