Descrição
O Grupo Escolar de Santos foi criado por decreto de 28 de abril de 1900 como o primeiro Grupo Escolar instalado pelo governo estadual em Santos. Suas atividades tiveram início em 13 de outubro de 1900 em prédio alugado pela Câmara Municipal, na esquina das ruas Braz Cubas e Sete de Setembro, sendo transferido ao atual endereço somente em 24 de abril de 1916.
Na ocasião, sua denominação também foi alterada em homenagem ao seu patrono e idealizador, o jornalista José Cesário Bastos, que havia atuado como vereador de Santos, senador e deputado na Assembleia Constituinte de São Paulo.
Situado na confluência da avenida Ana Costa com a avenida Rangel Pestana, o prédio escolar passou a ser, desde a sua construção, uma referência na paisagem da cidade. Referência essa integrada ao conjunto da arquitetura eclética paulista praticada à época de sua execução.
A construção do Grupo Escolar de Santos apresenta uma estreita relação com a evolução urbana da cidade de Santos. Projetada entre 1911 e 1914 por Manuel Sabater e tendo sido inaugurado em 1916, o prédio se localiza na área que mais se desenvolveu entre 1880 e a Primeira Guerra: a Vila Mathias.
O pátio interno apresenta belíssimos tapa-sóis metálicos com vidros coloridos que, conjugados ao desenho dos gradis metálicos dos parapeitos das galerias de circulação, constituem um contraponto refinado e elegante à solenidade e à austeridade do exterior.
As fachadas são ricamente ornamentadas com suas guirlandas, medalhões e rostos de crianças que pontuam a entrada lateral e a fachada principal.
Tombado no âmbito municipal e estadual, o prédio abriga desde 2012 o curso de Engenharia de Petróleo da Escola Politécnica da USP.
Referências: FERREIRA, Avany de Francisco; PEIRãO CORRÊA, Maria Elizabeth; GEIGER DE MELLO, Mirela (Orgs.). Arquitetura escolar paulista: restauro. São Paulo, FDE, 1998.