Centro Cultural Português

QUERO MORAR AQUI!

Descrição

Localizado na esquina da Rua Amador Bueno com a Rua Martim Afonso, o Centro Português é aquele prédio que chama a atenção mesmo os mais desatentos. Quebrando o ritmo das construções do seu entorno,  o edifício apresenta janelas e portas em arcos, com  cordas, estrelas, cruzes de Cristo, escudos reais, esferas armilares entre colunas em forma de troncos esguios, com espiral nas pontas.

Em estilo neomanuelino, a construção foi iniciada em 1898 e em 1900 foi inaugurada, ainda incompleta, sendo terminada apenas em 1901. Em 1945, o Real Centro Português passou a ser chamado de Centro Português e, em 2008, com a fusão da Social União Portuguesa, recebeu o nome de Centro Cultural Português. O prédio centenário funciona como sede administrativa e cultural, enquanto a outra unidade abriga as atividades sociais.

O Real Centro Portugês foi fundado em 1º de dezembro de 1895 com a finalidade de congregar todos os portugueses, proporcionando-lhes atividades literárias, científicas, recreativas, educacionais e sociais.

Uma curiosidade é que o edifício abriga um exemplar dos ‘Lusíadas’, de Camões, publicado em 1880, na cidade do Porto, e dado de presente ao imperador do Brasil, D. Pedro II, pelo editor Emílio Biel. É uma edição comemorativa do terceiro centenário da morte de Luís de Camões, baseada na segunda publicação, em 1572, e na edição de 1834, de Hamburgo.

Há duas outras edificações com as mesmas características do Centro Cultural Português no país: o Real Gabinete Português de Leitura do Rio de Janeiro, inaugurado pela princesa Isabel em 1887, e o Gabinete Português de Leitura de Salvador (Bahia), de 1918.


Arquiteto:
Projeto Engenheiros Ernesto Maia e João Esteves Ribeiro da Silva
Ano da Construção:
1900
Endereço
Rua Amador Bueno, Centro Histórico
COLABORE
× Como posso te ajudar?