Descrição
Não há quem passe pela avenida da praia no bairro do boqueirão que não note essa bela construção.
O famoso casarão branco, hoje sediando a Pinacoteca Benedito Calixto, foi o resultado das transformações sociais e urbanísticas da cidade. Transformações que se iniciaram na segunda metade do século XIX com o advento das exportações de café.
As famílias abastadas que residiam no centro buscam a praia para melhorias na qualidade de vida.
Neste contexto, em 1908, inicia-se a história do casarão. Construído com feições clássicas, serviu por 3 anos de residência do alemão Anton Car Dick, proprietário de um curtume na cidade.
Em 1911, o português Francisco da Costa Pires, exportador de café, morou com sua família até 1913, quando vendeu o imóvel e passou a sediar o Asilo dos Inválidos.
Pires readquire o casarão em 1921 e reforma-o inteiramente passando a ter aparência e a forma atual.
Entre os anos de 1963 a 1986, funcionou como pensionato para moças, novamente residência, e finalmente um cortiço, onde viveram cerca de 24 famílias.
Em 1986 decide-se que no imóvel seria instalada a Fundação Pinacoteca Benedicto Calixto. Principia o restauro do edifício, com as adequações necessárias para abrigar espaços expositivos e para atividades culturais da instituição, com a inauguração em 04 de abril de 1992.
Em 13 de dezembro de 2012, o imóvel é tombado pelo Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Cultural de Santos – CONDEPASA, por sua representatividade arquitetônica, como o último dos casarões existentes na região da época áurea do café.
E você, já visitou o Casarão Branco sede da Pinacoteca Benedito Calixto?
Texto : Mario Rodrigues Jr.