Descrição
Localizada em frente ao Ibirapuera, construída dois anos após sua inauguração, tem o projeto assinado pelo arquiteto polonês Mieczyslaw Grabowski e paisagismo de Susan Osborn Coelho Cardoso.
Em 1962, a casa foi comprada pela família que nela reside até hoje, porém antes de se mudarem, convidaram um arquiteto e decorador para coordenar uma pequena reforma, a figura era Giuseppe Scapinelli.
A reforma manteve todos os elementos originais, incluindo um painel artístico ao fundo do bar, assinado por Antônio Bandeira. Scapinelli refez a marcenaria e transformou a sala de brinquedos em uma copa.
Em 748 metros de terreno o arquiteto projetou um conjunto com 559 metros de área construída, composto pelo corpo principal, edícula e o anexo da garagem.
No térreo estão o living para dois ambientes, sala de jantar, lavabo, bar, copa, cozinha e despensa com adega.
No piso superior uma galeria faz a ligação entre os dormitórios e a biblioteca, os 3 dormitórios tem acesso a um terraço, protegido por cobogós, com vista para o Ibirapuera. Um desses dormitórios é uma suíte e ainda há uma sala de costura e um dormitório de empregados, que podem facilmente ser convertidos em mais uma suíte.
A edícula conta com dois pavimentos, no inferior está o salão de jogos e no superior estão as dependências de empregados, com dormitório, copa e banheiro.
Para evidenciar o jardim, a casa não possui muros e a área da piscina é protegida da visão da rua pelo anexo da garagem.
Texto : Felipe Grifoni
Fotos : Carolina Mossin