Descrição
Projetada em 1836 e concluída 30 anos depois, a Casa de Câmara e Cadeia é monumento arquitetônico de grande valor histórico e cultural de Santos. Importante centro cultural, foi desde 1994 sede das Oficinas Pagu, do Governo do Estado de São Paulo.
O prédio histórico abrigou, ao longo dos anos, a Câmara (1870 a 1896), cadeia, Fórum e delegacias de Polícia. Sua planta se desenvolve em torno de um pátio interno, possuindo cinco salas e oito antigas celas da cadeia. Quando a Câmara passou a funcionar nos Casarões do Valongo, o imóvel continuou abrigando o Fórum, a cadeia e algumas delegacias de Polícia até 1956.
Nos anos 50, a construção esteve ameaçada de destombamento, e prevista até a sua demolição, pois, na opinião de muita gente, tratava-se de “uma vergonhosa velharia do passado, que precisava ser derrubada”. Apesar das ameaças, permaneceu firme. Hoje a Cadeia Velha, como é mais conhecida, é tombada como patrimônio nas 3 esferas: Municipal, Estadual e Federal.
Uma excelente notícia é que neste ano o edifício da Casa de Câmara Cadeia Velha irá receber os cursos do Fábrica da Cultura 4.0, projeto de formação nas áreas de cultura e economia criativa gerenciado pelo Governo do Estado e que contará com o apoio da Prefeitura de Santos. Aguardemos!