Descrição
A Casa das Rosas é uma demarcação do passado em plena Avenida Paulista. Mesmo cercada por edifícios modernos, comércios, bancos e intenso tráfego de veículos, o antigo casarão ainda nos permite tentar vislumbrar a antiga Paulista da época dos barões do café. Construída em 1935 no estilo eclético, a casa foi projetada pelo escritório de Ramos de Azevedo, mais precisamente por Felisberto Ranzini.
Foi a residência de Ernesto Dias de Castro, genro de Ramos de Azevedo, seus herdeiros permaneceram na casa até meados da década de 80. Quase todos os materiais de construção foram importados, exceto tijolos e madeiras, os mármores das escadarias, por exemplo, vieram da Itália. Sua estrutura é composta por dois pavimentos, porão e sótão.
Destaca-se ainda as varandas que ficam no térreo e o amplo terraço no andar superior. Atualmente a Casa das Rosas abriga um centro cultural voltado para literatura e poesia, já nos fundos do terreno foi construído um moderno edifício comercial. Deve-se reconhecer o exemplar esforço de preservação que conseguiu unificar o antigo com o novo. Infelizmente esse caso de colaboração foi único na Paulista, não conseguindo contemplar os demais casarões que já foram demolidos.
Texto : Pedro Vicari
Fotos : Milena Leonel