Descrição
No começo do século XX, sendo a cidade de Santos a principal praça cafeeira do mundo, os espaços para saborear a bebida não ficaram de fora da paisagem. Esses locais eram fundamentais para uma pausa ou realização de negócios, e até hoje são disputados. O ritual do cafezinho, uma tradição que sobreviveu a todas as transformações, permanece no nosso cotidiano.
Mas os cafés do nosso centro histórico não ficaram conhecidos apenas pela arte de servir café. Vamos falar do Café Paulista, que em 2017 fechou as portas.
Inaugurado em 1911, lembramos bem da nostalgia do local. Para os amantes da azulejaria, como nós, era uma xícara cheia, digo, prato cheio! Seu interior, absolutamente preservado e impecável, era decorado com magníficos azulejos pintados à mão, com temáticas principalmente ligadas ao café. A nostalgia se completava com os uniformes dos garçons à moda antiga, e claro, o tradicional cardápio, com a Garoupa à Guanabara, carro-chefe da casa.
A fachada histórica segue preservada, embora suas portas nunca mais se abriram. Ainda nos resta a esperança de um dia retornar às atividades…