Banco S. Magalhães S.A

Descrição

Em comemoração ao 122º aniversário de elevação de santos a categoria de cidade , no dia 26 de janeiro de 1961, foi lançada a pedra fundamental do edifício S. Magalhães que abrigaria o banco santista homônimo e escritórios comerciais.

Formado por uma torre única de 16 pavimentos com loja e sobreloja, o edifício foi inaugurado há exatos quatro anos após o lançamento de sua pedra fundamental, com toda a pompa e amplamente divulgado nos jornais locais, além de ter estampado as páginas da Revista Acrópole de janeiro de 1965.

O que mais chama a atenção neste edifício são as obras do artista cenógrafo Lúcio Menezes e executadas por Bianca Maria da Rocha Ferreira, que se encontram no pavimento térreo, hoje abrigando a agência bancária Bradesco.  Trata-se de uma série de painéis de cerâmica vidrada abordando o trabalho no porto, de belíssimo efeito.

A história da instituição começa em 1944, como Seção Bancária anexa à firma S. Magalhães & Cia. Em 1947 adquiriu personalidade jurídica sob a denominação de “Casa Bancária S. Magalhães S.A.”. Já em 1954 passa para a categoria de banco, funcionando em prédio adquirido e reformado no mesmo local onde hoje se encontra o atual. Foi incorporado pelo Banco Boa Vista S.A na década de 1970.


Arquiteto:
Carlos Ozores Arquiteto
Construtor:
Carlos Ozores Arquiteto
Incorporador:
Banco S. Magalhães S.A
Ano da Construção:
1965
Endereço
Praça da República, Centro Histórico
COLABORE
× Como posso te ajudar?