Descrição
A agência santista do Banco do Brasil, inaugurada em 22 de agosto de 1908, é a quarta inaugurada em território nacional. A história da atual sede se inicia em 1939, quando a cidade de Santos celebrava o primeiro centenário de elevação à categoria de cidade. Nesta data amplamente comemorada, foi lançada a pedra fundamental do edifício com ato solene. As obras só iniciaram em 1954, sendo entregue em 22 de agosto de 1958, exatamente 50 anos após a instalação da instituição na cidade.
Durante a construção, a inflação começava a dar as caras, modificando a toda a hora o orçamento de serviço e materiais. Além disso, havia a má qualidade do solo onde o edifício foi construído. Localizado às margens do canal do estuário, em áreas de antigos manguezais aterrados, as águas afloravam no canteiro, dificultando ainda mais o término da obra.
Do projeto original de Rubem de Almeida Serra restam a volumetria e duas obras de artistas brasileiros renomados. Ao lado da porta de entrada da rua XV de Novembro, painel de autoria de Paulo Werneck. Outra, com vista para a praça Barão do Rio Branco, a escultura de Alfredo Ceschiatti.
Tem alguma memória do edifício? Alguém sabe quando foi descaracterizado?