Descrição
Projetado pelo arquiteto alemão Matheus Haüssler, foi inaugurado em 1899 o Palácio Campos Elíseos para uma residência de Elias Antônio Pacheco e Chaves, importante cafeicultor e político da época, que também ocupou o cargo de vice-presidente da Província de São Paulo entre os anos de 1885 e 1886.
O título de “palácio” é evidenciado por sua fachada composta por colunatas e capiteis característicos do renascimento italiano e cobertura de mansarda, com influência francesa do século XVII. Cláudio Rossi, o mesmo que fez o projeto do Theatro Municipal.
Em 1911 o Palácio Campos Elíseos é abrigado pelo Governo do Estado de São Paulo, passando a ser utilizado como sede do Governo e residência oficial do governo.
Em 1935 o Palácio foi reformado para as novas demandas de uso, os corpos laterais do edifício foram prolongados para uma instalação de banheiros, cômodos de serviço e sala de despachos. Desde a mudança da sede do governo para o Palácio dos Bandeirantes, o edifício foi usado para abrigar secretarias estaduais. Em 2004 é anunciado uma obra de revitalização, que permanece até os dias de hoje.
Texto: Pedro Vicari
Fotos: Milena Leonel