Descrição
Localizado na histórica Rua XV de Novembro, conhecida no passado como “Wall Street Brasileira”, a antiga sede do First National City Bank of New York é uma das referências do modernismo em uma via repleta de prédios em estilo eclético.
A filial de Santos foi, juntamente com a do Rio de Janeiro, a primeira que o City Bank instalou no Brasil, em abril de 1915.
Em 1960, Santos já contava com 300 mil habitantes, sendo o maior centro exportador de café do mundo. É neste momento que a instituição inaugurou a sua nova sede.
Com 3 pavimentos, o edifício moderno oferecia a clientela “caixas de segurança” e o “depósito noturno”, este último era utilizado principalmente pelos donos de comércios que ficavam abertos muito depois do horário das agências bancárias. Na posse de uma chave cedida pelo banco, o depositante colocava o dinheiro no cofre do depósito com informações do correntista. Quando fechada, um fundo falso se abria e o malote iria para dentro do banco para que a quantia fosse depositada na respectiva conta no dia seguinte.
Em sua fachada, do lado esquerdo, é possível observar a assinatura do autor do projeto junto do depósito noturno (Imagem 3). Américo Rodrigues Campello, arquiteto carioca, possui inúmeros projetos nas cidades do Rio de Janeiro, São Paulo, Alagoas e Recife. Destaque para o Edifício Helena Arluzia, onde se encontra a sede da @refugios_urbanos em São Paulo.
A construção ficou a cargo da Heleno & Fonseca Construtécnica, empresa fundada em 1952, por José Fonseca e Waldemar Heleno. Desde a sua fundação H & F já realizou obras nos mais diferentes segmentos – edificações, obras de arte, terraplanagens e pavimentações, saneamento, obras especiais e outras. Destacam-se obras como o edifício MASP, Viaduto na Rodovia dos Imigrantes, Elevado do Glicério, o primeiro trecho do metrô da Linha Norte-Sul em São Paulo, entre outros.