logo

OITO

QUERO MORAR AQUI!

Descrição

A CIDADE AO REDOR

 

Projetado em 2013 por Isay Weinfeld para a IdeaZarvos!, esta edificação é uma das mais elegantes e sóbrias representantes da nova leva de exemplares contemporâneos que podem ser observados na zona oeste paulistana. Resultado da busca pela simplicidade e modernidade através do uso de linhas retas, o projeto possui um único volume quadrado, envolto e demarcado por uma grande malha ortogonal: uma estrutura metálica, preta e aparente, criando ritmo e leveza. Localizado entre duas ruas tranquilas da Vila Madalena, defronte à uma praça, em um terreno com grande declividade, o edifício desfruta de uma das mais belas vistas do bairro.

Sua vedete são as áreas avarandadas, que abraçam todas as faces da construção, criando permeabilidade em todo seu perímetro à medida que os espaços externos fluem livremente para o interior dos apartamentos, através dos brises metálicos de correr. O acesso ao térreo ocorre pelo ponto mais baixo do terreno, através de uma generosa área verde que acolhe e, ao mesmo tempo, resguarda o edifício em relação à rua.

Composto por 12 pavimentos, tem nos 3 primeiros as áreas comuns, e como o próprio nome sugere, apenas 8 apartamentos, distribuídos isoladamente em cada andar. Buscando uma maior flexibilidade de apropriação espacial, conta basicamente com três tipos de plantas – tipo, duplex e cobertura – que, por sua vez, podem ser adaptados de acordo com uso desejado. Os espaços privativos e sociais do apartamento desenvolvem-se contornando o núcleo central composto pelas circulações verticais, elemento estrutural que une todos os andares. Desta forma, todos os apartamentos possuem vista panorâmica a partir de suas varandas. Comum a todos os apartamentos, as áreas sociais apontam para o noroeste – a melhor vista da região –, incluindo um grande terraço que invade a área interna, integrando o jantar ao estar oferecendo o panorama bucólico da praça diante da edificação. Em posição oposta a estas, os demais ambientes privativos voltam-se para a face paralela, usufruindo da insolação matinal.  Privilegiadamente, a cobertura desfruta de uma vista única de todo o bairro e incríveis 400m² de área descoberta. Um verdadeiro deleite urbano em 360º.

 

Ficha Técnica:

Nome: Oito

Ano de Construção: 2013

Projeto: Escritório Isay Weinfeld

Endereço: Rua Senador Cesar Lacerda Vergueiro, 151

 

Texto: Camila Raghi

Fotos: Carolina Mossin

 

Clique no link abaixo para saber como adquirir o livro Prédios de São Paulo.

Quero o livro

Arquiteto:
Isay Weinfeld
Construtor:
Idea Zarvos!
Ano da Construção:
2016
Endereço
Rua Senador Cesar Lacerda Vergueiro, 151
COLABORE
× Como posso te ajudar?