logo

Bairros de Santos

O Embaré é um dos bairros mais charmosos de Santos, ele fica entre os canais 4 e 5, bem do ladinho do Boqueirão e da Ponta da Praia.


O Embare é delimitado pelo quadrilátero das Avenidas Bartolomeu de Gusmão, Afonso Pena, Siqueira Campos e Almirante Cochrane.
À primeira vista, já se percebe que é um bairro bastante residencial, arborizado e tranquilo.
Mas, imediatamente, também é fácil perceber como é bem completo no que se diz respeito a serviços. Você vai encontrar muitas escolas, comércios, restaurantes, bancos, ou seja, é um prato cheio para quem gosta de fazer tudo a pé.

E aqui vai uma curiosidade.


O nome Embaré vem do Tupi Mbaraa-Hé.
Tem como significado "cômodo, cura ou repouso para enfermidades".
Este nome se refere à propriedade tradicional das suas águas.
Diz a lenda que a população que morava do centro, vinha com frequência para a praia tomar banhos de mar, inclusive por recomendações médicas.
E foi assim que, não oficialmente, o bairro surgiu, porém, oficialmente, o Embaré foi reconhecido como bairro apenas em 16 de setembro de 1875.
Atualmente, é o segundo bairro mais populoso da cidade de Santos.

Construções importantes


No coração do bairro, está localizada a Basílica de Santo Antônio do Embaré, que é uma das construções mais imponentes e bonitas da cidade de Santos.
À primeira vista, quem olha para a Basílica lembra, imediatamente, da Catedral da Sé e não é a toa, afinal, o projeto de ambas são do arquiteto alemão radicado no Brasil, Maximilian Emil Hehl.
Em 1952, o Papa Pio XII elevou a Igreja a categoria de Basílica.

Outra construção no bairro que chama atenção é a Casa da Vovó Anita.
Uma casa que recebe crianças vindas do interior para que elas tenham a oportunidade de ter o primeiro contato com o mar.
A casa conta com refeitório, auditório, brinquedoteca, dormitórios e recebe crianças de 4 a 12 anos com até 5 acompanhantes.
Os visitantes podem ficar por até 14 dias no local, com alimentação e hospedagem gratuitas.

Imóveis Relacionados

Aguarde...

× Como posso te ajudar?