Descrição
A edificação do antigo Banco Francês-Italiano, foi projeto por Giulio Micheli inspirado no Palácio Strozzi (Itália) e concluído por Giuseppe Chiappori, após sua morte durante a obra.
Iniciada as obras em 1919 em estilo eclético com um certo revivalismo remetente da arquitetura de Florença, no renascimento, o edifício possui quatro pavimentos mais o porão e foi erguido em estrutura de concreto com alvenaria de tijolos.
Inicialmente, este prédio foi construído para abrigar o Banco Comercial Italiano fundando pelos três italianos mais “endinheirados” da época: Martinelli, Matarazzo e Puglisi Carbone, mas que logo em seguida se fundiu com o Banque de Paris adotando assim o nome de Banco Francês-Italiano, e que hoje é sede do banco Santander.
Giulio Micheli era um arquiteto de destaque no século XIX aqui no Brasil, quando chegou em 1988. Formado em Florença, pertencia a uma família de nobres italianos, possuindo inclusive, o título de conde.
Giulio fez parte de diversos projetos arquitetônicos e urbanísticos na cidade de São Paulo, como por exemplo a ampliação da rua Líbero Badaró; nivelamento das ruas no Morro dos Ingleses; foi responsável pela edificação do pavilhão central e da capela da Santa Casa de Misericórdia, entre tantos outros.
Texto: Bárbara Tegone
Fotos: Milena Leonel