Descrição
Com destaque em vermelho
O Edifício Olímpia, na Alameda Franca, projeto de 1972, traz consigo tons de surpresa e contrastes. Localizado no coração do Jardins, próximo à diversos pontos gastronômicos referenciais do bairro, o edifício destaca-se pela sua volumetria, ressaltando a fachada frontal branca em oposição às laterais vermelhas.
As faces são planas e possuem hábil distribuição de elementos retilíneos, o contraste de cores entre a brancura das paredes e o tom avermelhado dos contornos das esquadrias, estas emolduradas por delicadas caixas retangulares de concreto. O artifício plástico, além de ser visualmente marcante por sua repetição, rompendo a monotonia geométrica uniforme, funciona como elemento de proteção solar, destacando-se ligeiramente do plano da fachada. Este elemento traz harmonia e unidade ao conjunto, ao mesmo tempo que sublinha o caráter particular das esquadrias.
A maior parte dos cômodos são dispostos do lado com a melhor orientação solar, condição delimitada também pela grande profundidade do terreno, díspar em relação a sua largura.
A fachada frontal é voluntariamente simples, com aberturas escassas, garantindo ênfase as faces laterais, onde predominam aberturas. A sucessão de janelas e peitoris marcam a horizontalidade na fachada noroeste, caracterizando-a funcional e esteticamente, os cômodos dos dormitórios foram situados nesta face, com vistas livres e privilegiadas para a rua, favorecidas também pela abundância de luz natural. A fachada posterior contém o eixo de circulação vertical, com escadas e elevadores.
O Edifício Olímpia possui comércio no térreo e 10 pavimentos tipo, com quatro unidades por andar, com 50m² e 90m², ambas com 2 dormitórios e 1 vaga.
Texto: Marina Miraldo
Revisão: Felipe Grifoni
Fotografia: Marcello Orsi