Descrição
O encanto do azul… e do branco
Um marco, único e especial, da arquitetura paulista residencial encontra-se em uma das principais ruas de comércio dos Jardins, a Oscar Freire. O Edifício Azul e Branco, projetado pelo arquiteto Guido Gregorini em parceria com o Engenheiro Arão Sahm no ano de 1958, chama atenção por sua leveza e dinamismo, uma construção que parece destacar-se do terreno. Integralmente Moderno, tanto no espírito quanto no tratamento, o edifício é sustentado por pilotis e possui estrutura independente, permitindo livre desenvolvimento de planta.
O desenho das varandas, delicadas ondas azuis em balanço, rompe com a monotonia visual de fachada branca do volume frontal, enquanto a fachada do bloco posterior é toda revestida por pastilhas azuis, em contraste com as esquadrias brancas. Esta harmonia cromática é o elemento principal de um rico vocabulário plástico, reforçando o encanto inegável do conjunto. As grandes dimensões do lote permitiram a implantação de duas torres, acopladas em formato de “L” ao redor de um exuberante jardim.
O térreo apresenta vários elementos revestidos por pedras naturais, incluindo o piso de mosaico português, na área externa, e de mármore, no hall social. As muretas que delimitam os jardins, também são envolvidas por diferentes tipos de pedras.
Observa-se também uma discreta nota de diversidade dada por algumas curvas secundárias, como na guarita ou até mesmo nos traços do paisagismo, onde destacam-se espécies tropicais como a Costelas de Adão e Filodendros.
Todos estes elementos unidos acentuam plasticamente a entrada, organizada sob forma de um grande hall inteiramente envidraçado, possibilitando a transação interior-exterior. Vale ressaltar também o salão no térreo, configurado como uma verdadeira galeria de vidro, incluindo mobiliário Moderno e obras de Hércules Barsotti, que morou no edifício junto com seu marido, o artista Willys de Castro.
O Edifício Azul e Branco conta com apartamentos de 2 ou 3 dormitórios e áreas de 93m² à 160m², incluindo 1 vaga para as unidades maiores.
Texto: Marina Miraldo
Revisão: Felipe Grifoni
Fotografia: Marcello Orsi