Descrição
Elegância brutalista
Os traços elegantes do Edifício Planalto despertam os olhares de quem passa pela Rua Haddock Lobo, localizado entre a Avenida Paulista e a Oscar Freire, dista três quadras de ambas. A clareza da composição, realizada no ano de 1972, marca um volume geométrico, com verticalidade acentuada.
A fachada é composta por painéis de vidro, instalados entre lajes de concreto armado sobressalentes. Esta articulação ressalta as linhas paralelas ao solo, solução despretensiosa, cuja simplicidade aparente, expressa refinamento técnico.
O edifício de caráter brutalista, revela os materiais em seu estado natural, sem revestimentos. O equilíbrio é garantido pela simetria e proporções, com a aplicação de um sistema modular clássico: grandes de esquadrias metálicas, com desenho quadriculado, garantem iluminação natural abundante.
A fachada principal abriga a ampla sala de estar dos apartamentos com maior área. O volume transversal, na lateral esquerda, configura a implantação como um “L”, onde estão posicionadas as janelas dos ambientes sociais das unidade menores. Este recuo lateral conta com a área de entrada dos veículos para o estacionamento, tirando partido do grande desnível do terreno. As imponentes palmeiras no jardim frontal enaltecem a entrada, que conduz ao hall social, configurado com uma galeria de vidro.
A circulação vertical está posicionada longitudinalmente e ao centro do edifício, garante acesso a duas unidade por andar, com configurações de plantas distintas: 150m2 e 240m² de área útil, 3 e 4 dormitórios, 2 e 3 vagas, respectivamente. A exceção da cobertura, com 400m² de área útil e 5 vagas.
Texto: Marina Miraldo
Revisão: Felipe Grifoni
Fotografia: Marcello Orsi