Descrição
As curvas da Casa Branca
O olhar de quem passa pela Alameda Casa Branca, entre as Alamedas Itu e Franca, é surpreendido pelo Edifício Casablanca, com uma série de arcos de concreto, que parecem destacados da fachada.
O projeto, concebido por David Libeskind em 1974, foi inaugurado em 1978, seu caráter vanguardista para a época, estava alinhado com a estética pós-Moderna.
O arquiteto explorou o contraste da superfícies, ressaltando linhas linhas sinuosas e diagonais. Toda composição é baseada no contraste entre superfícies e, principalmente, volumes planos e curvos nas janelas em faixas contínuas.
O traçado dos elementos de proteção solar, garantem um contorno interessante ao conjunto, alternados em volumes cheio e vazios, ressaltam o rigor geométrico que domina os outros elementos do edifício.Toda a fachada frontal abriga uma varanda em toda sua extensão, que interliga os espaços de estar dos apartamentos.
No térreo, destacam-se dois pilares trapezoidais, que estabelecem diálogo visual com a as floreiras instaladas nas extremidades das varandas e enaltecem os traços do paisagismo, com vegetação tropical, delineado pelos caminhos pavimentados com pedras naturais.
O Edifício Casablanca possui apenas uma unidade por andar, com 340m² de área útil, 3 ou 4 dormitórios (um deles pode ser convertido em sala) e 3 vagas.
Texto: Marina Miraldo
Revisão: Felipe Grifoni
Fotografia: Marcello Orsi