Descrição
A personalidade da cor na Alameda Franca
A cerca de 400 metros da Avenida Paulista e de seus principais pontos comerciais, culturais e de lazer, encontra-se o Edifício Maison Romanée. Concluído em 2001, o projeto da construtora a Lindenberg, dois elementos destacam-se em sua fachada: a cor e as estruturas de concreto.
A expressividade do amarelo chama a atenção de quem passa pela Alameda Franca e contrasta com as estruturas de concreto aparente; ressaltam também a composição de planos ortogonais, que se estabelecem desde as pequenas projeções das sacadas com coberturas independentes, até as pequenas vigas que as interligam ao nível do piso e garantem proteção solar para as unidades.
Esta configuração da fachada torna-se particular graças à configuração dos apartamentos, todos duplex. O desenho é regular, simétrico e imponente, o vocabulário plástico, juntamente com as tonalidades quentes, anima o conjunto, atenuando a dureza das linhas ortogonais. O colorido é marcante, inclusive no projeto paisagístico, com espécies de flores e folhas em tons vibrantes.
O edifício é constituído por apartamentos duplex, com 74 m² ou 90 m² de área útil. As unidades possuem 2 dormitórios e 2 vagas.
Texto: Marina Miraldo
Revisão: Felipe Grifoni
Fotografia: Marcello Orsi