Descrição
Localizado na Rua Maranhão, na esquina com a Rua Itacolomi, em Higienópolis, o Edifício Diana foi projetado, em 1956, por Victor Reif.
Arquiteto, incorporador e artista polonês, que chegou no Brasil em 1950 e realizou um belo conjunto de obras na cidade de São Paulo, especialmente casas e edifícios residenciais. Entre eles, no bairro de Higienópolis, os edifícios Michel, na Rua Dr Veiga Filho, 176; Itacolomi, na Rua Itacolomi, 465; Manon, na Rua Sergipe, 312; e Inajá, na Rua Dr Veiga Filho, 83.
No terreno de 1.056m², o edifício de arquitetura modernista foi construído entre 1956 e 1960.
Deixando o térreo livre, o volume de 16 andares é sustentado por pilotis. Em cada andar há 2 apartamentos, com 134m² e três quartos, originalmente. Mas a planta é bastante regular e permite a reconfiguração e integração dos ambientes, com a generosa possibilidade de ampliação da sala.
Os vãos livres com grandes janelas, que garantem ótima iluminação natural aos apartamentos, caracterizam a fachada principal, voltada para a Rua Itacolomi, e reforçam as linhas retas do volume.
Completam a obra, o paisagismo no térreo e uma bela escultura de concreto do artista italiano Domenico Calabrone, na parede curva de entrada do edifício.
Interessante notar aqui, inclusive, como a arquitetura dos anos 50 tinha conexão com a arte. Arquitetos e incorporadores trabalhavam junto com artistas para valorizar suas obras.
Assim como neste, vários prédios de Higienópolis tem sua beleza completa com murais, painéis, azulejos e esculturas de grandes artistas.
Texto: Ana Paula Zonta
Fotos: Marcello Orsi
Referencias:
https://www.arquivo.arq.br/edificio-diana
http://piniweb17.pini.com.br/construcao/noticias/victor-reif-84606-1.aspx
Quando os halls dos prédios não tinham só reproduções clichês de Picasso