Edifício Três Marias

QUERO MORAR AQUI!

Descrição

Em 1926, proibido pelo pai de se tornar aviador, Abelardo Riedy de Souza decidiu tomar o bonde e se inscrever na primeira faculdade que encontrasse pelo caminho, entre o Botafogo e o Flamengo. Foi assim que chegou à E.N.B.A (Escola Nacional de Belas Artes), onde se formou arquiteto em 1932.

Contratado pela companhia Asteca de Combustíveis, foi transferido para São Paulo no final dos anos 30 para projetas postos de gasolina. Na década de 1940, desenha alguns edifícios no centro, mas é em 1952 que sua carreira deslancha, quando é contratado para projetar dois prédios na Avenida Paulista: o “Nações Unidas´´ e o “Três Marias´´.

Encomendado pelo CNI (Companhia Nacional de Indústria da Construção) o Edifício Três Marias se destaca ainda hoje na esquina da Avenida Paulista com a Rua Haddock Lobo como um dos mais belos e sofisticados edifícios. Com cores inspiradas no Parque Guinle de Lucio Costa, é composto 3 blocos, com entradas independentes de levam os nomes de Maria Cristina, Maria Julia e Maria Regina, somando ao todo 95 apartamentos com metragens variadas de 140 a 270m².

Originalmente havia uma marquise e um jardim voltados para a Paulista, que foram retirados com o alargamento da avenida nos anos 70. Sua implantação em “L´´ cria um pátio interno, onde havia um jardim com espelho d´água desenhado por Rosa Klias e Miranda Martinelli Magnoli, hoje substituído por simplórias vagas de garagem. Sua composição racional e equilibrada torna-o um ícone de verticalização da Avenida Paulista.  

Texto : Felipe Grifoni

(Fonte : Livro Predios de São Paulo – Vol. 2)

Clique no link abaixo para saber como adquirir o livro Prédios de São Paulo.

Quero o livro

Arquiteto:
Abelardo Riedy de Souza 
Construtor:
Cia. Nacional da indústria da Construção (CNI) 
Ano da Construção:
1952
Endereço
Avenida Paulista, 2239 – Jardim Paulista  
projeto original ficha arquiteto COLABORE

Unidades disponíveis

× Como posso te ajudar?