Descrição
Projetado em 1944, o Trianon foi um dos primeiros marcos arquitetônicos em sua região, desempenhando um papel precursor na verticalização urbana que se estendia do centro da cidade em direção à Avenida Paulista.
Concebido para atender às demandas de uma classe privilegiada, o edifício foi construído com materiais nobres, como o mármore Travertino Romano que reveste seu imponente hall, o mármore Lioz Português nos banheiros das unidades de 2 e 3 dormitórios, e o piso de mármore Estremoz Português no jardim de inverno das unidades de tipologia C.
O projeto original contemplava lojas no térreo e um abrigo antiaéreo, porém esses espaços foram posteriormente substituídos por um apartamento e um salão, respectivamente.
Este empreendimento fazia parte das realizações do Banco Hipotecário Lar Brasileiro, uma instituição renomada responsável pela criação de inúmeros edifícios e conjuntos habitacionais que são considerados até hoje como referências em qualidade formal, construtiva e de implantação urbana.
A autoria do projeto é atribuída a Abelardo Riedy de Souza, arquiteto formado em 1932 na Escola Nacional de Belas Artes (Enba), conhecido por projetar diversos ícones da cidade, como os Edifícios Nações Unidas e Três Marias, ambos localizados na Avenida Paulista.
A execução da obra foi confiada ao Escritório Técnico Augusto Pedalini, o qual, assim como Abelardo de Souza, já havia realizado diversos serviços para o Banco Hipotecário Lar Brasileiro.
Referências: BEDOLINI, Alessandra Castelo Branco. Banco Hipotecário Lar Brasileiro, S. A.Análise das realizações no Estado de São Paulo 1941-1965. 2014. Dissertação (Mestrado em História e Fundamentos da Arquitetura e do Urbanismo) – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2014.