Descrição
Localizado na Praça Dom José Gaspar, mais conhecida como a “praça da biblioteca”, o Edifício Biblioteca foi concebido e construído na década de 1950.
Sua torre, com 11 pavimentos e uma área comercial no térreo, passa quase despercebida entre os renomados edifícios comerciais da região, como a Galeria Metrópole e o Edifício Thomas Edison. É também vizinho de um dos mais importantes patrimônios culturais da cidade, a Biblioteca Mário de Andrade, que inspirou o nome do edifício.
O projeto e a construção foram realizados pela Sociedade Arnaldo Maia Lello Ltda., liderada pelo arquiteto Arnaldo Maia Lello (Brasil, 1904 – 1974). Embora haja poucas informações sobre sua formação, Arnaldo era licenciado como arquiteto.
Junto com seus três irmãos mais velhos – Arlindo Maia Lello, Álvaro Maia Lello e Armando Maia Lello –, Arnaldo fundou a Sociedade Anônima Construtora Maia Lello. Além disso, dois primos, Wilson Maia Fina e Lamartine Maia Rosa, também compartilhavam relações profissionais com os irmãos.
Arnaldo Maia Lello deixou um legado arquitetônico significativo, incluindo o Edifício Anchieta, o Edifício Brasiliana, o Edifício Elza, o Edifício Marília, o Edifício Novo Mundo, os edifícios São Thomaz, Santa Virgília e Santa Rita, além do Parque Residencial Savoia. Ele também teve participação na construção do Cine Teatro Paramount, atualmente conhecido como Teatro Renault.