Descrição
A Avenida Paulista nos brinda com uma série de notáveis edifícios residenciais situados em esquinas, destacando-se o Conjunto Nações Unidas, o Três Marias, o Edifício Anchieta e o Edifício Chipre-Gibraltar . Além destes, destacamos hoje o Edifício Ribeirão Preto, localizado na esquina da Avenida Paulista com a Rua Teixeira da Silva.
Incorporado pelo médico Pedro de Cerqueira Falcão, o Ribeirão Preto foi edificado nos anos de 1955-56 pela renomada construtora Cavalcanti Junqueira S.A., de matriz carioca com atuação na construção pesada e uma das fundadoras do Sindicato Nacional da Indústria da Construção Pesada. Iniciou sua atuação na capital paulista em 1940, tendo sido responsável por erguer diversos edifícios icônicos na cidade de São Paulo. Entre essas notáveis construções, destacam-se o Ginásio do Ibirapuera, concebido pelo arquiteto Ícaro de Castro Melo; o Edifício Barão de Itapetininga, projetado por Jacques Pilon; o Anchieta, considerado o pioneiro residencial da Avenida Paulista, com autoria de Marcelo Roberto e Milton Roberto; o Condomínio Parque Aclimação, uma obra do arquiteto Herbert Duschenes; entre outros.
Não descobrimos ainda a autoria do projeto do Edifício Ribeirão Preto – contamos com a colaboração de vocês.
O edifício é formado por uma torre única com 10 pavimentos tipo mais aproveitamento comercial no térreo voltado para a Avenida Paulista.