Descrição
Localizado na movimentada esquina entre a Brigadeiro Luís Antônio e a Rua Maria José, o Conjunto B.L.A. se ergue em um lote privilegiado. Este conjunto arquitetônico é composto por uma torre residencial e uma galeria comercial adjacente, tendo como característica mais marcante uma série de varandas em balanço que conferem um dinamismo singular à sua fachada voltada para a face norte (Rua Maria José).
A realização deste empreendimento coube à Construtora Mindlin, que, à época do lançamento do Conjunto B.L.A., já havia acumulado um portfólio de mais de 200 obras em seus 25 anos de atuação.
O projeto, concebido em 1956, é da autoria do arquiteto Simeon Fichel, graduado na Faculdade Nacional de Arquitetura, no Rio de Janeiro, em 1947. Simeon Fichel é também responsável pela autoria de outro projeto, o Edifício Baronesa de Arary, localizado na Avenida Paulista.
Uma curiosidade é que, no final da década de 1950, Simeon Fichel desenvolveu casas modulares para a Construtora Brasilart. Essas residências podiam ser construídas em incríveis 30 dias e ofereciam uma infinidade de combinações, podendo ser erguidas em qualquer local de São Paulo, em terrenos de propriedade do comprador. Como será que essa inovação foi recebida na época? Será que ainda existe algum exemplar dessas casas de pé nos dias de hoje?
Referências: https://arquivo.arq.br/projetos/edificio-bla