Descrição
O CHARME DOS ANOS 30 TOTALMENTE PRESERVADO! CASA COM MUITA BOSSA E HISTORIA, 400M2 DE ÁREA UTIL, TRÊS QUARTOS, EDÍCULA E UM BELO JARDIM, ENTRE PACAEMBU E HIGIENÓPOLIS
O Pacaembú é mesmo uma caixinha de surpresas dia-a-dia.
Por aqui encontramos joias raras arquitetônicas e paisagísticas que nos surpreendem do começo ao fim.
Essa casa é uma dessas pérolas pra quem busca história, boa arquitetura e uma localização ímpar, praticamente entre Pacaembú e Higienopolis.
Estamos em uma zona residencial a menos de 200m do estádio do Pacaembú e da Av. Angélica, com todo a gama de serviços e facilidades comerciais do bairro.
Casa com alma, história e muito charme
A casa, um charmoso sobrado de dois andares, nos surpreende logo que avançamos um pouco mais adiante.
Implantada totalmente solta no terreno, de generosos 474m2, estamos rodeados de verde por onde quer que olhemos, e o paisagismo, sem duvida alguma, é uma das estrelas da casa.
O projeto original pertence ao final ao inicio dos anos 30, de autoria do arquiteto Henrique Mindlin. E apesar de ter passado por atualizações necessárias aos usos abrigados nas ultimas decadas, preserva suas características arquitetônicas originais do período como os pisos tabuados de madeira, marmorite e granilite, a caixilharia de ferro, e a marcenaria.
A planta, de forma quadrada, é muito bem resolvida e abriga em seus 400m2 de área construída, espaços muito bem distribuídos.
Os espaços dividem-se setorialmente nos dois pisos basicamente entre social e privado.
No piso térreo, ao nível da rua, temos todos os ambientes de convívio e lazer.
Um charmoso hall com chapeleira, lavabo e uma escada de madeira ainda mais incrivel nos dá as boas vindas, e divide espacialmente este andar. Ao lado esquerdo sala de jantar e cozinha, e a seu lado oposto, estar com lareira.
As salas de estar integram-se magicamente ao imenso jardim gramado dos fundos através de uma generosa caixilharia de vidro
Varandas na área íntima: um privilégio
Se subirmos a bela escada de madeira chegaremos ao piso superior dedicado à três quartos (sendo uma suíte).
Aqui temos a seguinte disposição: a grande suíte (com closet e varanda) volta-se para os fundos, tendo total privacidade.
E, em localização oposta a escada, que também setoriza igualmente este andar, temos mais dois imensos quartos. Um voltado para trás também com varanda particular e outro voltado para a frente, também com uma extensa varanda corrida, fruto de um fechamento mais recente cujo projeto foi assinado pelo arquiteto André Vainer.
Para atender aos dois dormitórios, um amplo e original banheiro.
Edícula multiuso
Ao lado do jardim, colada á divisa lateral esquerda e posterior temos uma edícula também de dois andares.
Construída originalmente para abrigar garagem, lavanderia e quartos de funcionário, atualmente abriga um apartamento, com cozinha e sala no piso superior, dois ótimos quartos e um banheiro, que podem tanto abrigar um privativo espaço de hospedes quanto um silencioso escritório.
E após uma alteração realizada nos últimos anos, a edícula, que já possuía entrada independente, atualmente encontra-se separada da casa principal através de um belo paisagismo.
A lavanderia da casa também encontra-se abrigada no térreo desta construção anexa, no entanto, após uma alteração de planta, ela encontra-se mais próxima da casa principal.
O imóvel encontra-se muito bem conservado, no entanto, vale dizer que as infraestruturas de hidráulica e elétrica devem ser renovadas de forma geral.
Por fim, no jardim lateral esquerdo, há a possibilidade de se realizar uma pequena alteração no paisagismo para que o mesmo possa abrigar uma garagem descoberta para dois carros.
Um refúgio urbano único, para amantes de arquitetura e do morar bem.