Descrição
Localizado na esquina da Rua Gonçalves Dias com a Rua do Comércio, o Edifício Jabaquara possui 7 pavimentos e foi inaugurado no dia 27 de setembro de 1943.
Livre de adornos e elementos característicos do ecletismo, pode ser considerado um dos primeiros exemplares de uma arquitetura racionalista em Santos.
O edifício foi sede do Departamento Especial do Instituto de Aposentadoria e Pensões da Estiva que ocupou 3 pavimentos e os demais foram destinados à locação comercial.
Atendendo a uma sugestão do então prefeito de Santos à época, Antônio Gomide Ribeiro dos Santos, o diretor do Instituto determinou que o prédio se chamaria Jabaquara, homenageando o antigo quilombo da cidade.
Depois de diferentes usos, chegou a abrigar o Ambulatório de Especialidades (Ambesp).
Fechado por um bom tempo, o Edifício Jabaquara já tem uma destinação: será o primeiro retrofit público da Baixada Santista e terá as salas comerciais transformadas em habitações.
Será batizado de ‘Santos AD Retrofit’, e abrigará duas unidades comerciais e 36 habitacionais de um e dois dormitórios, sendo 18 de cada tipo.