Descrição
O nome é de origem Tupi-Guarani, e significa ITA (pedra) e GUASSU (grande). A inspiração veio do grande rochedo que se encontra ao lado do edifício e que serviu de base para a construção do edifício Holiday ao lado.
Construído em meados de 1950, o Edifício Itaguassu está localizado bem na divisa entre as cidades de Santos e São Vicente. Formado por uma torre única com 16 pavimentos e dispõe de dois tipos de apartamentos: quitinetes e um dormitório.
De acordo com o seu anúncio publicitário “O Itaguassu, na sua concepção, foi ao encontro às necessidade da maioria das famílias, para as quais um descanso de fim de semana não é luxo, mas necessidade” (Folha da Manhã, 10 julho de 1955).
Sua construção se dá no momento em que a rodovia Anchieta, inaugurada em 1947, tornou as idas e vindas do morador do planalto rápidas e confortáveis. Sua localização estava próxima do ponto final dos ônibus que vinham da capital, além do bonde linha 2 que passava a poucos metros de sua porta.
Há uma grande probabilidade deste edifício ter sido projetado pelo arquiteto alemão Franz Heep. Na época da concepção do Itaguassu, Heep estabeleceu uma parceria com a construtora Otto Meinberg. Foi através desta parceria que surgiu o Edifício Caeté,no bairro Boqueirão, e o Jequitibá, vizinho ao Itaguassu no Itararé. Seguiremos na pesquisa!