Edifício Condemar

QUERO MORAR AQUI!

Descrição

Localizado na rua Dr. Albuquerque Lins, o Edifício Condemar é formado por uma torre única com 17 pavimentos tipo.

Seu projeto, de 1960, saiu das mãos talentosas do arquiteto italiano Jorge Wilheim. Formado no Mackenzie em 1952, Wilheim foi responsável por diversas obras na cidade de São Paulo, além do destaque como urbanista e gestor público.

Com volumetria simples, seu corpo é sustentado por pilotis que permitiram um tratamento especial à planta térrea, liberando este pavimento para o jardim, áreas de lazer e acesso.

O pavimento térreo do edifício encontra-se no nível acima da cota da rua. Este desnível é vencido por pequeno lance de escadas, atribuindo imponência ao edifício e um visual interessante.

A fachada frontal, quase cega, exibe simplicidade,  é interrompida com as janelas dos dormitórios, com vista para a rua. Já a sua face lateral fica em evidência,  recebendo uma sucessão de aberturas com destaque para as charmosas varandas em balanço.

 Pronto em 1962, o belo Condemar recebeu o paisagismo de Roberto Coelho Cardozo  (estadunidense de origem portuguesa), considerado um precursor e figura de destaque no âmbito paisagístico de São Paulo e influenciando gerações seguintes de paisagistas paulistas.

Clique no link abaixo para saber como adquirir o livro Prédios de São Paulo.

Quero o livro

Arquiteto:
Jorge Wilheim
Construtor:
Werebe & Szterling
Incorporador:
Sociedade Civil Aurea Ltda
Ano da Construção:
1962
Endereço
Rua Dr. Albuquerque Lins, Santa Cecília
ficha arquiteto COLABORE
× Como posso te ajudar?