Edifício Havaí

QUERO MORAR AQUI!

Descrição

No alto da rua Havaí, nos vales do Sumaré, se destaca esse belíssimo exemplar da arquitetura pós moderna brasileira. Impossível passar por perto e não querer conhecer esta joia arquitetônica!

 Tudo começou nos anos 1970 quando alguns profissionais liberais, professores universitários e artistas,  se reuniram e compraram um lote juntos na região promissora do Sumaré. Lá, decidiram construir, de forma independente, um prédio para abrigar suas famílias. A maioria exercia algum tipo de trabalho em casa exigindo mais um “quarto” para essa atividade, no geral economicamente inviável. Chamaram o então arquiteto e também professor da USP, Antonio Carlos Barossi, que junto a Jaime Cupertino e José Sales Costa criaram este incrível projeto!

Com apenas 14 apartamentos, todos duplex, e com planta bem flexível, cada núcleo poderia fazer as alterações que julgasse necessárias para atender às suas demandas. Por fora, um volume geométrico, com muito concreto e blocos cerâmicos, contrapõe com a leveza das sacadas.

E como havia sido criado já pensando nas famílias, o prédio conta com um belíssimo jardim, para usufruto da criançada!

Na parte inferior, uma charmosa quadra poliesportiva aproveita o pé direito duplo e o vão livre ao lado da garagem. Por fim, um espaço de academia para os adultos.

Fotos: Rafael D’Andrea

 

Clique no link abaixo para saber como adquirir o livro Prédios de São Paulo.

Quero o livro

Arquiteto:
Antônio Carlos Barossi, Jaime Cupertino e José Sales Costa
Ano da Construção:
1983
Endereço
Rua Havaí, Sumaré
COLABORE
× Como posso te ajudar?