Descrição
Localizado na esquina rua Bela Cintra com a avenida Paulista, o edifício comercial Jorge Rizkallah Jorge é formado por um bloco prismático de 11 pavimentos, com empena fechada para a Paulista e aberturas para a Bela Cintra, contribuindo para a redução considerável do efeito termo-acústico do ambiente, dando maior amplitude espacial à avenida.
O bloco superior está apoiado sobre a base que ocupa todo o pavimento térreo formado por lojas. Quando caminhar por lá, percebam que as empenas de concreto da base do edifício possuem um belo trabalho da artista plástica Maria Bonomi.
O edifício brutalista de 1973, época em que a Avenida Paulista já se consolidava como um novo centro empresarial e financeiro da cidade, é de autoria de dois arquitetos: Sami Bussab e Satoru Nagai.
De acordo com Raul Juste Lores, Bussab, formado em 1964 no Mackenzie, teve uma frutífera parceria com o falecido mestre Pedro Paulo de Melo Saraiva. Juntos, projetaram o salão de festas do Esporte Clube Sírio (1966) e o Edifício Boulevard (1968), na Avenida Nove de Julho.
Já Satoru Nagai graduou-se em 1970 no Mackenzie. Em sociedade com o arquiteto Sami Bussab, constitui a Desígnio Arquitetura e Urbanismo, elaborando múltiplos projetos para setores privado e público.
Referências: satorunagai.com.br / SOUZA, Edison Eloy de. Arquitetura Avenida Paulista: 1891: 120 anos: 2011. São Paulo: Amplitude Editora, 2011.