Descrição
“Salve o Corinthians, o cam…” Calma! Não é este que nos referimos, e sim o Edifício Timão localizado na Ponta da Praia. Homenageando um aparelho náutico, também conhecido como roda do leme, o Timão está localizado na esquina da avenida Bartolomeu de Gusmão com a Roberto Sandall.
Formado por uma torre única com 11 pavimentos, o edifício possui diferentes tipos de configuração de apartamentos. Suas obras se iniciaram em 1957, a cargo da Sociedade Paulista de Construções, que já havia entregue na cidade o Condomínio Jardim do Atlântico e os edifícios Umuarama, Tropical e Âncora, este último localizado em frente ao Timão.
Por falar no Edifício Âncora, o Timão possui basicamente o mesmo projeto, só que espelhado. Enquanto o Âncora ainda mantém seu condomínio sem muros, o Timão já o cercou com grades. Os dois edifícios, com muitas referências a motivos náuticos, preservam no seu calçamento com pedras portuguesas as representações que os nomeiam.
Mas o grande charme é a maçaneta da porta principal do edifício que ostenta dois timões. Moradores mais antigos relatam que a maçaneta da porta social dos apês também era assim. Confirma?