Descrição
Projetada pelo arquiteto húngaro Gyula Schwab em 1962, o templo religioso possui cinco arcos de cúpulas seguidos, em forma de túnel, que permitem através dos vitrais, colocados entre os arcos (superior e inferior), a iluminação indireta do templo.
A parte central da igreja termina em abóbada sobre o altar-mor. Na parede a reprodução do famoso quadro de Jesus Crucificado de Salvador Dali, dos irmãos Bataglia.
O mosaico, que antecede o altar, é centralizado com a imagem do Cristo Ressuscitado. Os tons claros e leves reflexos dourados, proporcionam um clima de paz e tranquilidade, tão propício para o recolhimento e a oração. Olhando, porém, em sentido contrário para o duplo arco da frente, predominam os alegres tons laranja, com a imagem do Padroeiro, São Carlos Borromeu.
A marquise que fica logo na entrada do templo, composta de três arcos, interligados por partes planas, que cobrem o acesso principal, é um ponto de destaque na arquitetura da igreja. Completa o conjunto da entrada o Escudo da Ordem e a Cruz colocada no topo da arcada principal. Os Confessionários e Via Sacra foram reformados em 2005 e foram enriquecidos com vidros artesanais ilustrados pelo artista Cláudio Pastro.
E você, já teve a oportunidade de conhecê-la?