Descrição
Localizado nas areias da praia do José Menino, o Edifício Samburá faz parte do conjunto arquitetônico conhecido atualmente como “pé na areia”. É o último edifício no sentido Santos/São Vicente, formado por uma torre única com 16 pavimentos tipo com 2 apartamentos por andar.
A implantação do edifício possibilitou duas fachadas: A voltada para o mar, com grandes aberturas, e onde se concentra as áreas sociais e íntima dos apartamentos; já na face voltada para a Presidente Wilson é possível observar o núcleo de circulação vertical, bem como as áreas de serviço, que receberam um tratamento especial já que são vistas por quem caminha pela avenida. Este cuidado deixou claro a preocupação do arquiteto com a paisagem urbana, já que as fachadas também são elementos que a compõem.
Entregue em 1962, o empreendimento foi projetado e construído pela Arena Construtora, e assim como os edifícios vizinhos, ajudou a completar o conjunto que inicialmente era conhecido como Edifícios-Praia-Jardim, fazendo parte do projeto de urbanização do bairro no início da década de 1960.
Todos os Edifícios-Praia-Jardim tinham que seguir ditames do Código de Obras, que proibia a execução de muros divisórios, tanto nas laterais dos lotes como nas testadas junto à avenida e a praia, ficando estipulado que as divisas dos lotes seriam assinaladas por cerca viva, com vegetação baixa ou canteiro de flores. Infelizmente essa condição inicial não perdurou por muito tempo, consequência da insegurança dos dias atuais.