Edifício IBC

Descrição

Você sabia que na Praça Barão do Rio Branco abrigou a sede do  Instituto Brasileiro do Café (IBC)?

O IBC foi uma autarquia do Governo Federal, vinculada ao Ministério da Indústria e Comércio, que definia as políticas agrícolas do produto no Brasil entre os anos 1952 e 1989, quando foi extinto.

Construído no local onde antes se encontrava o tradicional Santos Hotel, que no início do século XX tinha grande prestígio como hotel comercial de luxo, o prédio do Instituto Brasileiro do Café (IBC) teve a sua pedra fundamental lançada em  outubro de 1969.

De autoria do arquiteto Fernando Moreira, o edifício foi projetado em 1968 e durante a sua construção, assim como o Edifício do Banco do Brasil, teve problemas durante a execução das fundações devido ao solo encharcado.

Inaugurado em 1974, os seus 10 pavimentos abrigam amplos salões livres, fechado internamente por divisórias móveis e externamente por alvenaria de concreto celular. Toda caixilharia de alumínio curtain-wall é fechada com vidro sunbronze, antitérmico, possuindo ainda elementos de proteção solar transparentes, sustentado por estrutura de alumínio  afastados 0,50 centímetros da fachada.

No último pavimento foi projetada uma grande sala de reuniões ladeada por pergolado e o heliporto, o primeiro da cidade, coroam o edifício.

No pavimento térreo, além da recepção, possui um auditório para que se destaca do corpo do prédio, num apêndice semicircular, seguindo a linha da esquina.

Em 1989, passou ao Poder Judiciário quando esse instituto foi extinto.


Arquiteto:
Fernando Moreira
Construtor:
Construtora Guarantã S.A
Ano da Construção:
1974
Endereço
Praça Barão do Rio Branco, Centro
COLABORE
× Como posso te ajudar?