Descrição
“Santos terá um centro comercial do qual se orgulhará aos olhos do mundo!
Sérgio Bernardes, Jornal A Tribuna 07 fev 1961
Uma das principais referências comerciais de Santos, na confluência das ruas Oswaldo Cruz e Lobo Viana, foi inaugurado em 15 de Setembro de 1965, o Super Centro Comercial Boqueirão. Considerado o primeiro centro comercial da América Latina, e precursor do conceito moderno de agrupamento de lojas, serviços e espaços de lazer.
Idealizado por Jorge Mathias, que convidou os seus amigos Ruy de Moraes Barros, José Maria Soares Novaes e Paulo de Oliveira, e projetado pelo arquiteto Sérgio Bernardes, o objetivo de seus criadores era atrair o comércio para o bairro do Boqueirão. Mas o começo não foi tão fácil assim. O que auxiliou a locação dos espaços foi uma proposta elaborada pelo prefeito da época em que o objetivo era acabar com as feiras livres que aconteciam pela cidade, o que gerou a migração desses feirantes para a locação de espaços no Super Centro Boqueirão.
O conglomerado de lojas foi projetado pelo arquiteto Sérgio Bernardes (FAU-RJ), que possuía como característica de sua produção a intensa busca por soluções construtivas e espaciais para além das convencionais junto a um intenso entendimento material e estrutural. Sua estrutura metálica modulada, tem os seus pares em vigas de aço perfil “I” de dimensões variáveis. A utilização de concreto armado limita-se às vigas-calha e a estrutura da caixa d’água, volume prismático que se destaca acima da cobertura principal, de telhas de amianto. A vedação é feita em alvenaria comum.
O prédio foi projetado com 205 unidades de 3,50 x 3,50m mais mezanino e WC, formando quadras de tamanhos variáveis em disposição cartesiana, e praças internas com fontes, telefones públicos e banheiros coletivos.