Descrição
No começo dos anos 1950, o centro de Santos estava passando por uma metamorfose arquitetônica. Construções coloniais começaram a dar lugar a edifícios comerciais modernos e cada vez mais altos. Dentre esses novos empreendimentos, surge o Edifício Marques Ferreira, considerado o primeiro prédio comercial da Praça da República.
Localizado na esquina da Rua Brás Cubas com a República, o edifício é formado por uma torre única com 13 pavimentos, sendo 11 pavimentos tipo mais lojas e sobrelojas.
Uma de suas principais características é a composição da sua fachada. A fachada é livre, ou seja, as paredes não desempenham uma função estrutural, permitindo uma sucessão de esquadrias assegurando circulação de ar constante nos escritórios comerciais, aliando estética e funcionalidade.
Ficando pronto em 2 anos, o seu projeto e construção ficaram a cargo do tradicional escritório Severo e Villares que mantinha a tradição do escritório fundado no século 19 por um dos mais importantes arquitetos e engenheiros do Estado de São Paulo de, Francisco de Paula Ramos de Azevedo.