Casa de João Éboli – Outeiro de Santa Catarina

QUERO MORAR AQUI!

Descrição

Considerado o marco da fundação de Santos, as rochas que hoje afloram do solo, sustentando um belo exemplar do final do século XIX, é o que restou de um pequeno morro, um outeiro, onde no século XVI os exploradores europeus começaram a ocupar aquela região, que já começara a despontar como um porto seguro para as embarcações que por aqui atracavam.

Os restos do Outeiro de Santa Catarina foram utilizados como alicerces da casa de João Éboli, que para ter um pouco de sua cidade natal, o médico mandou edificar uma casa acastelada, com características medievais. O projeto ficou a cargo do italiano Frederico Gambara.

Construído entre 1880 e 1884, serviu como residência de João Éboli até 1914. A partir deste momento, a casa foi entregue à cidade em função de dívidas contraídas pelo médico. Após este episódio, a casa foi habitada por diferentes famílias, até 1991, quando a Prefeitura Municipal de Santos a desocupou para dar início ao restauro.

Mas essa ação, em verdade, iniciou-se em 1982, quando o Departamento de História da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, sob a coordenação da Dra. Wilma Therezinha Fernandes de Andrade, elaborou um projeto sobre a residência de João Éboli, acompanhando um pedido de tombamento do imóvel. Como resultado deste projeto, o imóvel foi tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo – CONDEPHAAT (1985) e pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Santos – CONDEPASA (1990).

Recentemente o local passou por um novo processo de restauro. E você, já visitou o Outeiro de Santa Catarina?


Arquiteto:
Frederico Gambara
Ano da Construção:
1884
Endereço
Rua Visconde do Rio Branco, Centro Histórico
COLABORE
× Como posso te ajudar?