Edifício Lorena

QUERO MORAR AQUI!

Descrição

O Edifício Lorena situa-se na Praça Washington esquina com a Rua Cyra, bem em frente ao Orquidário Municipal. Sua localização privilegiada foi a principal característica apresentada nas publicidades imobiliárias da época, que diziam: “Você não precisa ser o Robin Hood para morar na floresta. Todo o verde, ar puro e a paz do Orquidário ficam dentro dos apartamentos do Edifício Lorena”.

O edifício foi construído em apenas 10 meses, tendo o alvará de licença para a construção autorizado em fevereiro, e em dezembro de 1973 com o Habite-se deferido. Essa rapidez era uma das características da Incorporadora e Construtora Metromar, que tinha como um dos diretores o corretor imobiliário Cláudio Doneux.

Outra particularidade dos empreendimentos da Metromar são os condomínios sem muros, o que permite uma  conexão visual entre o espaço privado e público.  O Lorena foi um dos condomínios que conseguiu manter esse aspecto, um carinho na cidade murada!

Em 1973, Claudio Doneux, já com 19 anos à frente da Metromar, frisou que no lote onde foi implantado o Lorena “poderíamos construir 45 apartamentos no total, 5 por andar, mas preferimos apenas 18 apartamentos, oferecendo áreas verdes, jardins, afastamentos e ventilação.” (A Tribuna, 28 jun 1973)

Fato curioso é que, durante a execução das obras do Lorena, os tapumes que cercavam o canteiro foram pintados de branco pela construtora. Inspirado em um projeto de Curitiba, a União Cívica Feminina de Santos e o Sindicato dos Construtores, com o apoio da Metromar, Cardoso Tintas e Tintas Ypiranga, convidaram crianças para desenharem  nos tapumes. Deixando a cidade mais colorida, as obras dos pequenos se tornaram uma exposição ao ar livre durante a construção do edifício. Outras ações como essa foram realizadas em outros empreendimentos da Metromar.


× Como posso te ajudar?