Descrição
Localizado na Rua XV de Novembro, o belo exemplar em estilo eclético foi concebido para abrigar o antigo prédio do Banco do Comércio de Indústria de São Paulo. A história do edifício está conectada com o desenvolvimento econômico da cidade e, consequentemente do Estado de São Paulo, em virtude das exportações cafeeiras. A sede bancária foi implantada na chamada “Wall Street Brasileira”, como era conhecida a XV de Novembro devido a presença de inúmeras instituições financeiras.
Em sua fachada, do lado esquerdo, é possível observar a assinatura do autor do projeto (imagem 3). Francisco de Paula Ramos de Azevedo foi um engenheiro-arquiteto, professor e empreendedor paulista que, em parceria com outros colaboradores do Escritório Ramos de Azevedo, fundado em 1886, projetou e construiu inúmeros edifícios que se tornaram marcos arquitetônicos na cidade de São Paulo, como por exemplo, o Teatro e o Mercado Municipal.
O edifício é reconhecido como sendo o lugar onde se localizava a casa da família Andrada e Silva e onde o José Bonifácio teria nascido, é tanto que em sua fachada há uma placa e um busto em homenagem ao Patriarca da Independência.