Descrição
“Para gente de visão, acreditar neste empreendimento foi café pequeno”
Localizado na confluência das ruas Frei Gaspar com a XV de Novembro, o Edifício Nielo Branco possui 7 pavimentos e foi projetado para abrigar escritórios do setor cafeeiro.
O edifício foi construído em um terreno da Sancafé Comercial e Exportadora de Café, onde se encontrava um estacionamento para veículos. A incorporação ficou a cargo da própria Sancafé e de Nilo Manso Branco.
Com linhas arrojadas, Marlio Raposo Dantas, arquiteto autor do projeto, adotou um estilo contemporâneo propositalmente, acentuando o contraste entre o moderno e o antigo. A cor adotada não foi utilizada para espantar pombos como usualmente se pensa. Segundo Marlio, sua inspiração veio de um edifício que conheceu em uma de suas viagens e acabou trazendo “o amarelo forte, uma cor luminosa” como forma de estabelecer um contraste entre as cores sóbrias dos edifícios históricos. O projeto foi concebido com elevador panorâmico, garagem no subsolo, cobertura com área de lazer, restaurante e até mesmo sauna.
Em 1989, a obra gerou preocupação de vários setores da comunidade, porque se localizava em frente ao prédio da Bolsa Oficial de Café. Após calorosas discussões entre os órgãos do patrimônio, sociedade civil e a Prefeitura, o edifício recebeu o habite-se em 1992.