Descrição
Localizado na esquina da Rua Amador Bueno com a Rua Riachuelo, o edifício, erguido pela Construtora ARENA, foi a sede-matriz do Banco da Economia de São Paulo.
Projetado exclusivamente para ser a matriz do banco, o edifício foi inaugurado em 1970 com uma concepção relativamente simples, mas que se destaca na paisagem urbana: uma laje sustentada por grandes colunas, abrigando um outro volume prismático com cobogós como solução de fachada. Nesta época, o engenheiro Dâmaso Montero Esteves era o diretor presidente da instituição bancária, sendo o arquiteto Paulo Viriato Corrêa da Costa diretor secretário. No ramo da construção civil, os dois foram sócios na Construtora ARENA.
Fundado em 22 de abril de 1963, o banco santista chegou a possuir agências em São Paulo, Santo André e Cubatão. Teve um curto período de funcionamento, sofrendo em 1976 liquidação extrajudicial.
A sede do extinto banco teve diferentes usos ao longo dos anos. Logo após o fim do banco santista, passou a sediar o Banco de Crédito Real de Minas Gerais (CREDIREAL), já abrigou centro comercial e até repartição pública municipal. Atualmente encontra-se sem uso.