Descrição
“Emoldurado pela paisagem da mais linda praia, o seu Apartamento!”
Jornal A Tribuna 09 julho 1961.
Marco na paisagem da divisa entre Santos e São Vicente, o Holiday foi implantado sobre as rochas graníticas do maciço de São Vicente, no bairro do José Menino.
Sua arrojada concepção arquitetônica, com curva possivelmente inspirada no Copan, o edifício chama a atenção pela sua grandiosidade. São 18 mil m² de área construída, com 18 pavimentos destinados às mais de 400 unidades habitacionais, todas com vista para o mar, contendo vestíbulo, living, dormitório, banheiro, cozinha e área de serviço.
Para a área de lazer foram construídos na rocha dois lagos artificiais com cascata. O excedente de material retirado do morro era vendido no local e anunciado como “excelentes pedras para alvenaria de primeiríssima qualidade”.
Entregue 1 ano após o Golpe Militar em 1964, a publicidade no jornal local define a construção como “símbolo de luta e a vitória sobre um período conturbado da vida social e política de nosso país”.
Segundo Jaqueline Fernández Alves no artigo O Moderno Santista, a ARENA, construtora e incorporadora do Holiday, foi “uma das construtoras mais prestigiadas da Região Metropolitana da Baixada Santista, com profissionais formados nos bancos da Faculdade Mackenzie. A ARENA – Arquitetura Engenharia Administração Ltda. foi de propriedade de Labate, Corrêa da Costa & Furegatti e Dâmaso Montero Esteves, três escritórios que se uniram para formar a maior construtora da região naquele período.” Visto que em 1965, ano da entrega do Edifício Holiday, a ARENA entregou na cidade mais 14 edifícios.
Texto : Mario Rodrigues Jr