Descrição
O Edifício Independência exibe em suas linhas a arquitetura modernista típica das décadas de 50. Foi o primeiro edifício a ser erguido na Praça da Independência, um patrimônio local, entre a Av. Ana Costa e a Rua dos Goitacazes. O térreo do edifício Independência abrigou o primeiro teatro moderno de Santos – Teatro Independência.
Um dos ícones arquitetônicos da cidade, o Edifício Independência foi projetado pelo engenheiro e arquiteto Eduardo Correia da Costa Jr, considerado a primeira obra de arquitetura moderna na Praça da Independência.
O edifício foi propriedade da família Dias Marcelino, que havia iniciado a construção do Hotel Avenida Palace nos anos 30, e do edifício Dias Marcelino (1942), que chegou a ficar em segundo lugar na categoria edifício comercial mais belo da cidade. Infelizmente foi demolido recentemente.
De uso misto, comercial e residencial, o edifício possui 17 andares e o grande destaque fica pelo desenho de suas grandes varandas que acompanham a sinuosidade da Praça da Independência inaugurada em 1922, resultando em um conjunto harmonioso que possui um grande entendimento do entorno e da esquina, e tornando-se uma referência no coração do bairro do Gonzaga.
Uma curiosidade é que o térreo do Independência chegou a abrigar o primeiro teatro moderno de Santos, o Teatro Independência, inaugurado em 1958. Com decoração de Landerset Simões, a casa de espetáculos contava com pouco mais de 500 poltronas. Pouco tempo depois, se tornou um cine-teatro, quando em 1985, após adaptação, foi transformado na já extinta discoteca Zoom.
Texto : Mario Rodrigues Jr.