Edifício Gravatá

QUERO MORAR AQUI!

Descrição

Edifício Gravatá: ícone da Arquitetura Moderna Paulista na 9 de Julho

 

Um dos arquitetos mais renomados do modernismo, Rino Levi projetou esse edifício para própria moradia junto de um grupo de amigos. Praticamente uma vila de amigos – ao invés de casas, uma vila suspensa. E, não por isso, sem ares de casa.

A vista permanente ao verde e casas do Jardim Europa, amplas e bem posicionadas aberturas que garantem excelente iluminação e ventilação, frutos de um ótimo trabalho de prancheta, projeto.

Construído em 1964, o Edifício Gravatá tornou-se um dos expoentes da Arquitetura Moderna Paulista.

Da prancheta de um dos principais expoentes da arquitetura paulistana, que trouxe novos ares, conceitos e transformações na paisagem da cidade de São Paulo.

A mistura das texturas e contrastes marca mais essa obra do Rino Levi: tijolos e concreto aparentes, amplas e longínquos desenhos de esquadrias, elemento vazado. Uma união harmoniosa de elementos que encantam e trazem à tona a singularidade e potência do trabalho do arquiteto.

O eixo da Nove de Julho, em especial, passou por diversas intervenções do arquiteto. Casas e edifícios – residenciais e comerciais – que inseriram uma linguagem moderna com toques brutalistas. O jogo de texturas entre tijolo, concreto, o branco e o que envolve arquitetura – o paisagismo e o céu. Tudo isso aparece e é levado à potência na obra do Rino.

O Edifício Gravatá, construído em 1964, aproveita-se do que há de melhor no bairro do Itaim Bibi com uma localização super estratégica, uma vista única pro verde do agradável bairro vizinho, além do próprio eixo de arquitetura de boa qualidade que o arquiteto ajudou a conformar na região.

O contexto urbano foi todo ambientado pelo arquiteto: quase em frente ao Edifício Gravatá está o também icônico Edifício Araucária. Poucas quadras dali, uma das residências projetadas por ele mais marcantes e premiadas da carreira do arquiteto: a Residência Castor Delgado Perez, onde funciona hoje a Galeria Luciana Brito.

As plantas têm aproximadamente 230m², com 4 amplos dormitórios e duas vagas na garagem por unidade No eixo de cozinha e serviços, uma lateral toda revestida com um charmoso elemento vazado que trás um movimento e sombras interessantes ao interior dos apartamentos.

 

Ficha Técnica:

Nome: Edifício Gravatá

Ano de Construção: 1964

Projeto: Rino Levi

Endereço: Av. Nove de Julho, 4761

 

Referências:

https://www.vitruvius.com.br/revistas/read/arquitextos/10.120/3437

https://www.archdaily.com.br/br/779671/em-foco-rino-levi

https://teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16133/tde-29032010-153615/publico/Tese.pdf

 

Texto: Rafael Escrivão Sorrigotto

Fotos: Rafael Moreira D’Andrea

Clique no link abaixo para saber como adquirir o livro Prédios de São Paulo.

Quero o livro

Arquiteto:
Rino Levi
Ano da Construção:
1964
Endereço
Av. Nove de Julho, 4861
COLABORE

Imóvel disponível

Favoritar Icônico de Rino Levi com reforma incrível no Itaim Bibi

Icônico de Rino Levi co...

Vendido

229.40 m2/ 3 Quartos (1 Suite) / 3 Banheiros / 2 Vagas

× Como posso te ajudar?