Banco Ítalo-belga

QUERO MORAR AQUI!

Descrição

O Edifício Malvina Chammas Curi está localizado na Rua Álvares Penteado n° 195, na região do Centro da cidade São Paulo e abriga desde 2005 uma das agências da Caixa Econômica Federal, mas no passado foi sede do Banco Ítalo-Belga (como também é conhecido), da Companhia Paulista de Força e Luz, e pertenceu ao Banco Europeu para América Latina – BEAL S/A.

O prédio construído em 1911, foi projetado por Ramos de Azevedo para ser a primeira agência da Caixa Econômica Federal, fundado pela necessidade crescente de crédito que os cafeicultores necessitavam no início do século 20.
Linhas clássicas na fachada, característica marcante na região central da cidade, o edifício apresenta um estilo eclético, mesclando mármores, argamassa raspada e detalhes em ferro fundido e um belo frontão triangular sobre a porta.

Sua fachada é tombada pelo Patrimônio Histórico e foi restaurada no ano 2000 pelo Escritório de Arquitetura, Planejamento e Design Cury, Rolim, de Rosis, com obras executadas pela Construtora Miguel Curi, envolvendo a aprovação em três órgãos: Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo (Conpresp), Secretaria Municipal de Planejamento Urbano (Sempla) e o Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Turístico do Estado de São Paulo (Condephaat).

Esse trabalho devolveu para a sua fachada as características dos edifícios históricos do Centro, os detalhes da pintura original, os elementos artísticos em ardósia, das peças em granito e em cobre. Na parte interna foi feita a recuperação das colunas e das paredes em mármore aurora pérola.

São 4 pavimentos, mais o porão, e lajes a partir de 270m²

 

 

Texto: Bárbara Tegone

Fotos: Milena Leonel

Clique no link abaixo para saber como adquirir o livro Prédios de São Paulo.

Quero o livro

× Como posso te ajudar?